quinta-feira, 19 de março de 2015

Pilates

Quem me segue no instagram (@amandaxau_) sabe que eu faço pilates toda semana (2x) e que sou apaixonada por ele, falo com toda convicção que ele + a professora maravilhosa (e amiga também!) que encontrei mudaram minha vida ! Mais poses a parte, vou contar pra vocês primeiro um pouquinho sobre o Pilates e depois a minha experiência ,resultados e expectativas em relação a ele.   
"Esse método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) e, mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados no Pilates proporciona o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar da respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento. Outra proposta do Pilates é oferecer uma nova maneira de seus praticantes se relacionarem com o mundo.
Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por atletas profissionais a pessoas sedentárias. Realizados com precisão, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Em casos como esses, é importante que o trabalho seja conduzido por um fisioterapeuta. Dessa forma, ele transmite a mensagem “independentemente da situação em que esteja, você pode e deve se mexer”. Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos. Ao perceber melhoras em suas saúde física e mental, o aluno tem sua autoestima elevada. O controle da respiração, por exemplo, permite ao praticante controlar sua ansiedade. Outra função muito apreciada é a de pós-tratamento de coluna, pois trabalha também com o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna. Além disso, a modalidade também serve de escudo contra o estresse e a fadiga.
Por poder ser executado de infinitas maneiras, é importante que todo praticante de Pilates seja acompanhando por profissionais especializados, que consigam avaliá-lo fisicamente. Esses orientadores também precisam dedicar muita atenção, além de conhecer os limites e as necessidades dos pacientes, por isso, o número de praticantes por profissional não deve ultrapassar dois por aula. As aulas devem ser de duas a três vezes por semana. Na hora de escolher o Pilates, informe-se se o profissional é da área da fisioterapia ou da educação física. Essa escolha deve ser feita de acordo com o objetivo do aluno. O fisioterapeuta tem o conhecimento necessário para tratar o paciente, enquanto o profissional de educação física, prepara o condicionamento físico."
Agora a (minha) historinha: Estava eu na casa de uma amiga super querida quando ela me falou do pilates,que ela fazia e que eu deveria tentar... Bom neste momento,eu me lembrei que sim, eu sempre quis fazer pilates e inclusive estava na minha lista de coisas que eu iria fazer um dia , quando eu pensava em pilates,primeiro pensava só na bola,depois naquelas poses mirabolantes,mas vi que tinha na minha academia uma aula de pilates e marquei uma aula teste. Graças ao bom Deus,quem deu essa aula (em grupo) foi a minha querida PA, (personal e amiga,hoje em dia), achei uma aula super difícil,mas também super desafiadora e diferente de tudo que imaginei,nem usei a bola e nem os aparelhos. Resolvi testar a fundo e marquei com a PA uma aula sozinha. Chegado ao dia,depois da aula,minha vida mudou. Mas o que estou querendo dizer é que fui totalmente sem expectativas e foi deliciosamente surpreendida. Então gente não custa tentar,se jogar! O máximo que pode acontecer é você não gostar,mas deixe-se ser surpreendida. Bom, agora os que eu sinto quando ao Pilates,acho que me desestressa,quando estou estressada quero correr pra ele,acho que me acalma a mente e o corpo , como no Pilates focamos muito na respiração não tem muito tempo pra ficar pensando em nada. É claro que a PA ajudou muito,porque óbvio que gosto de ir bater papo(Logo eu que amo conversar), acho que não tem peso e nem idade pra comer a fazer as coisas (Sim,porque antes achava que por ser gorda não conseguiria) e dia a dia venço todos os obstáculos que encontro, não sabia pular,agora eu pulo e não tenho a menor vergonha de nenhum destes "desafios" ou de não saber algo,[e uma delicia aprender e não tem hora,cada um sabe o que o levou a não poder ter aprendido uma coisa ou outra. sem medo! Acho meu corpo super mais flexível (isso, que bom! Eu já era) Cada vez mais firme (Da pra notar), eu tenho mais disposição,estou menos estressada, menos cansada, mais ativa. Mais confiante comigo mesma. Me sinto mais livre para qualquer coisa. E agora tenho mais coragem para enfrentar problemas do meu dia a dia,sim, eu me sinto mais forte,fisicamente e emocionalmente. Porque quando você faz algo que na sua cabeça era impossível,mais um monte de coisa se abre. Então minha dica pra hoje é: Se permitam mais!

Links:http://fisioterapiamanual.com.br/blog/areas-da-fisioterapia/pilates-3/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário