terça-feira, 28 de abril de 2015

Me arriscando na cozinha - AIOLI




"É um molho típico da culinária da França, originário da Provença, composto principalmente de alho, azeite e gemas de ovos. Pode acompanhar vegetais, crus ou cozidos, peixe e mariscos (com exceção das ostras e ouriços), caracóis ou carne, assada ou cozida, ou mesmo crua, em carpaccio, desde que seja magra."
Fonte.


Minha receita de Aioli é um pouco diferente da convencional,porque usualmente para restaurantes e lugares comerciais não se usa mais ovo cru.
A receita rende bastante.

Ingredientes: 
- 10 dentes de alho
-1/2 colher de chá de sal
- 40 ml de gema pasteurizada
- 1 gema cozida
- 250 ml de azeite
- 2 colheres de chá de suco de limão
-pimenta preta

Modo de preparo: 
Com todos os ingredientes em temperatura ambiente, descasque e amasse o alho com sal(com a ajuda de um pilão, ou mini processador,eu faço no pilão,dá um trabalhão,mas como aprendi são ESCOLHAS e eu acho que fica mais gostoso,mais rústico,mais com cara de que eu fiz.) e misture bem com as gemas.
Adicionei o azeite num fio fino e continue mexendo continuamente. Quando a metade do azeite estiver misturada, a pasta já se tornou homogênea, podendo então juntar o resto do azeite em maior quantidade não deixando de mexer.
Por fim,misture o suco de limão e tempere a maionese com pimenta moída na hora.  

Dicas:
- Eu faço até uma semana antes e deixo guardado bem tampado em geladeira. (fica mais forte o alho)
- Eu sirvo com carnes, ou como entrada em torradinhas tipo canapé. 

Espero que gostem da receita, me digam aqui nos comentários se fizerem ou se já fizeram. Adoro dicas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário