quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Vida: Modo de usar


 

O que fazer quando não dá para virar para o outro lado da cama? Tem dias em que tudo que a gente quer é desistir de si mesmo. Dias em que nada dá certo. O despertador não funciona, o ônibus atrasa, sua carteira fica na outra bolsa e o café insiste em se encontrar com aquela camisa branca novinha que sua mãe disse para você não usar. Eu sei, algumas vezes virar para o lado e continuar a dormir é a melhor opção. O problema é que nem sempre essa opção está disponível. Quase nunca, para ser sincero. Nesses caso, minha amiga, como proceder?


Óbvio que não existe uma receita única para lidar com os dias modorrentos que vez ou outra atravessam nossa semana. Mas eu estou aqui para dar conselhos, então bora tentar elencar algumas dicas para ajudar a remover essas nuvens do céu e dar um rumo diferente à vidinha sem graça que a gente acaba levando por distração:

Descubra o que pode ser melhor hoje
Nós precisamos, na verdade devemos, ir atrás dos nossos sonhos. Mas isso não significa jogar tudo para o alto. Progredir na carreira é louvável. Mas o emprego dos seus sonhos não vai estar nos classificados de domingo. Pelo menos não com esse título. O que quero dizer é que a felicidade, o sucesso e a grande maioria das coisas que valem mesmo a pena não são servidas de bandeja para os desavisados. Elas são frutos de sucessivas vitórias pequenas. Elas são resultado de um processo contínuo que precisa ser iniciado o quanto antes. Que tal hoje?

Faça planos e execute-os
Metade das pessoas que eu conheço que chegaram onde queriam começaram a construir o que tem hoje anos atrás. A outra metade também, embora não tenha consciência disso. Tanto faz se você quer ser astronauta, ginasta olímpica, executiva de sucesso ou mãe de família, sem planejamento você corre o sério risco de não chegar a lugar nenhum. Ou chegar, mas gastar muito mais tempo, dinheiro e energia do que seria necessário. Fazer planos, estabelecer metas e definir estratégias não é coisa de gente careta que não sabe curtir a vida. É coisa de quem sabe os objetivos que pretende alcançar. Você não faz ideia de para onde está indo? Já está mais do que na hora de começar a pensar no assunto. Tem dificuldade de lidar com prazos longos? Monte a programação do que você pretende fazer no mês, no semestre ou no ano. O importante é organizar as ideias.

Seja flexível
Se um muro se apresenta no seu caminho, sempre é possível derrubá-lo. Mas não seria bem mais fácil dar a volta ou pular por cima dele? Somos pessoas, não tratores. Podemos mudar de opinião, de ideia e de direção a qualquer momento. A vida vive nos surpreendendo e ignorar isso é pedir para sofrer. Eu não estou sendo contraditório. Muito pelo contrário. Revisitar seus planos sob a luz de novas situações ou aprendizados vai manter seu planejameto vivo e aderente com seus valores. Revisitar constantemente a lista de sonhos e fazer as correções de percurso necessárias é a melhor forma de evitar batalhas que não valem a pena.

Mantenha-se fiel a você
Hoje é o melhor dia para tirar do armário aquele projeto antigo. Pode ser um curso de litogravuras, outra faculdade, a prática de um esporte, uma coleção esquisita ou até um regime. Seus amigos podem não entender, seus pais podem não aceitar, seu namorado pode até ser contra. Isso não quer dizer que você tenha que escolher entre eles e você. Respire fundo e vá em frente. Se for a escolha certa eles verão sua felicidade e ficarão contentes. Amar alguém é isso.

Conhece-te a ti mesmo
A autoria do aforismo acima é creditada aos gregos antigos, mas o conselho nunca foi tão atual. Você é a peça central dessa pequena revolução colocada em curso todas as manhãs quando seus olhos se abrem. Algo com tamanha importância precisa receber a atenção devida, não? Conhecer-se é, talvez, o primeiro passo em direção às conquistas realmente importantes. Só não tenha pressa. O processo vai levar a vida toda e não será concluído. O que não quer dizer que os esforços empregados nele serão em vão.
De posse das informações e sabendo mais ou menos onde quer chegar é hora de pegar a estrada. Já vou avisando que o caminho é tortuoso e às vezes o mato toma conta da trilha. Nessas horas só nos resta aparar a grama, retirar as pedras e passar por cima dos galhos. Não espere uma estrada com tijolos amarelos. A Dorothy tinha uma, mas o caso dela era mais grave. A garota estava em um mundo estranho e tinha como companheiros de viagem apenas um covarde, um insensível e um idiota. Você pode não saber direito onde está, mas sabe aonde quer chegar (se não souber nenhum dos dois pare agora mesmo e volte ao início do texto, por favor). No final de tudo você vai descobrir que a viagem sempre vale a pena. E que no fim das contas o bem mais precioso que você vai levar consigo são as lembranças da jornada.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário