A acerola é comumente conhecida como uma excelente fonte natural de vitamina C e é bem apreciada especialmente pelos adeptos da dieta saudável. Além da vitamina C, essa fruta oferece carotenoides e polifenóis. Nos últimos anos, muitos compostos bioativos das frutas foram isolados, mostrando efeitos anti-inflamatórios. Esses componentes benéficos têm mostrado resultado positivo na proteção da saúde, especialmente contra doenças relacionadas ao estilo de vida moderno.
A acerola, protege as proteínas envolvidas na reações de lipólise (favorecendo a perda de gordura corporal) e ajuda a reduzir a inflamação do organismo. Os pesquisadores concluíram que o suco de acerola pode prevenir o ganho de peso (considerando o peso corporal e quantidade de gordura corporal), como também ajudar no controle da Dislipidemia (considerando melhora dos níveis de triglicerides), como também reduzir a inflamação do organismo. É importante lembrar que novos estudos ainda são necessários para entender melhor os mecanismos envolvidos nos efeitos benéficos associados com o consumo do suco de acerola.Esse efeito anti-inflamatório observado da ingestão do suco de acerola, pode ser atribuído à composição da fruta (polifenóis e vitamina C).
Valor Nutricional
Cada 100 gramas de acerola oferece em média *:
Energia – 35 calorias
Carboidratos - 7,6 gramas
Proteínas - 0,4 gramas
Gorduras - 0,3 gramas
Vitamina C – 1.677 mg
Vitamina A – 230 µg RE
*Fonte: Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar em Medidas Caseiras. 5ª Ed. 2004
Uso da acerola
A acerola é mais consumida na forma de suco (polpa congelada ou
crua), pois in natura é muito ácida e de difícil aceitação. Nos dias
mais quentes, tomar suco é uma maneira saudável de se refrescar. No
preparo caseiro, a fruta deve ser misturada com duas a três partes de
água e batida no liquidificador.Com esse calor, que tal um suco refrescante de acerola? Tome com moderação, sem culpa, e ainda emagreça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário