quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O prato Ideal.

Como afinal é o "prato ideal"? Esta é minha opinião em meio a estudos,mas cada um tem a sua,viu?



Cerca de 1/4 do prato deve ser preenchido por um alimento construtor - as carnes, os peixes , as aves , o ovo e os derivados do leite fazem parte desta lista em que as proteinas são o tipo de nutriente predominante. È que , na prática,toda comida possui um pouco de diversos nutrientes,mas sempre um deles leva mais "vantagem".

Outro 1/4 do prato ideal deve ser preenchido por um alimento energético, rico em carboidratos - que tal imaginar nesse canto um purê de batata ou mandioquinha cozida, de macarrão ou risoto ou , ainda , da boa e velha dupla arroz e feijão?
O restante , finalmente , é destinado aos alimentos reguladores. As vitaminas e os minerais é que dominam nesse grupo . Mas nada de tédio. Preencha 1/4 do prato com legumes e 1/4 do prato com verduras bem diferentes,cruas ou cozidas.
O toque final seria uma bela fruta de sobremesa ou alguns golrs de suco natgural para acompanhar tudo.
A refeição acima é um belo exemplo e apenas um parâmetro para você se orientar. 

Você sabia?

Tomar um pouco de líquido acompanhando o almoço ou o jan tar até ajuda a misturar a comida com os sucos digestivos. Só não é bom exagerar e beber mais de um copo na refeição,por que daí o efeito é inverso.  E seria aconselhável evitar bebidas muito calóricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário